Todas as informações importantes sobre os robôs humanoides que você precisa saber
As máquinas têm estado presentes em filmes por muitos anos, mas estão se tornando cada vez mais presentes na realidade. Elas estão se tornando mais avançadas, com capacidade de imitar a aparência e a interação humana. Os robôs humanoides estão evoluindo e se tornando comercialmente viáveis em uma ampla gama de aplicações. Além de se parecerem com os seres humanos, os cientistas também estão preocupados que eles possam compartilhar, armazenar e compreender a experiência social por meio da inteligência artificial (IA).
O mercado de androides está preparado para um crescimento significativo. A taxa composta de crescimento anual do setor foi de 52,1% entre 2017 e 2023, e espera-se que os robôs bípedes, que se assemelham mais aos humanos, cresçam ainda mais rápido no futuro próximo. Isso se deve principalmente às melhorias na engenharia robótica, que aumentam a viabilidade desses equipamentos em diversas aplicações.
Os robôs humanoides são projetados para imitar o corpo humano, com motores que funcionam como músculos e articulações. Eles também possuem sensores e câmeras para ajudar na detecção de ambientes e na visão. A inteligência artificial auxilia na leitura e no armazenamento de dados para reproduzir o comportamento humano.
Esses robôs já estão sendo usados em diversas áreas, como inspeção, manutenção e resposta a desastres em usinas de energia. Eles também podem assumir funções rotineiras de astronautas em viagens espaciais, acompanhar idosos e doentes, atuar como guias ou recepcionistas, e até mesmo ajudar em resgates perigosos e no crescimento de órgãos humanos para transplantes.
Com o crescimento do setor, empresas como Tesla, Amazon e BMW estão investindo na criação e no uso de robôs humanoides. A expectativa é que no futuro esses robôs se tornem ainda mais sofisticados e ofereçam uma plataforma de investigação sobre a experiência humana.
Embora ainda haja desafios a serem superados, essas tecnologias estão se inserindo cada vez mais no mercado e têm o potencial de substituir a força humana quando necessário, além de auxiliar ativamente a sociedade como companheiros sociais.