Silicone com LED? ‘Próteses coloridas’ voltam a viralizar na web; veja vídeo
Um vídeo publicitário que circula nas redes sociais recentemente tem chamado a atenção. Nele, a empresa suíça Lucerne Clinic apresenta próteses de silicone com LED, chamadas “Lumen”, que supostamente podem mudar de cor através de um aplicativo de celular. O anúncio tem surpreendido e gerado comentários nas plataformas Instagram e X (antigo Twitter). O termo “silicone com LED” teve um aumento nas buscas no Google Trends.
Apesar de ter sido lançado há três anos, esse é o segundo momento em que o vídeo ganha destaque no Brasil. Em 2022, o TechTudo compartilhou a reação da internet ao se deparar com as funcionalidades do implante “iluminado”. Nos comentários das publicações, tanto naquela época quanto agora, muitas pessoas acreditam que o anúncio é real, principalmente porque a empresa é real. No entanto, é importante mencionar que o vídeo é apenas uma brincadeira de 1º de abril divulgada em 2021. O vídeo original foi publicado no site da empresa e no YouTube, acumulando mais de 78 mil visualizações e diversos compartilhamentos. Nele, o fundador da Lucerne Clinic, Jürg Häcki, explica o funcionamento da prótese e como é possível controlar suas cores através de um celular, assim como se carrega por indução magnética.
Apesar de parecer absurda, a credibilidade do vídeo é reforçada pela existência da empresa e do cirurgião. Além disso, a participante do vídeo é Francesca Morgese, vencedora de um reality show de relacionamento suíço. Em um momento do vídeo, os seios de Francesca piscam, indicando que a função de notificações de mensagens estaria ativada.
Após três anos de viralização, a empresa adicionou uma mensagem de aviso na descrição do vídeo no YouTube: “ABRIL ABRIL! Este vídeo é uma piada de abril!”.