Google Maps: linha do tempo não será mais exibida na versão web; entenda
O Google anunciou que irá implementar uma mudança no Google Maps que visa oferecer mais privacidade aos usuários do aplicativo para Android e iPhone (iOS). A partir do dia 1º de dezembro, a linha do tempo não estará mais disponível na versão web da plataforma. A empresa enviou um e-mail aos usuários informando sobre essa alteração e destacou que eles têm até o dia 1º de dezembro para salvar as informações de viagens no celular antes que sejam excluídas.
Essa medida foi tomada com o objetivo de aprimorar a privacidade dos usuários. Ao invés das informações de localização estarem vinculadas à conta do Google, elas serão armazenadas exclusivamente no dispositivo do usuário por meio do aplicativo Google Maps. Para continuar acessando o histórico de localização pelo celular, é necessário ativar as novas configurações da linha do tempo no aplicativo. Os últimos 90 dias do histórico de viagens serão transferidos para o primeiro aparelho móvel em que o usuário fez login no Google, e os dados anteriores a esse período serão excluídos.
Para ativar o histórico de localização e usar a linha do tempo, é preciso tocar na foto de perfil no canto superior direito da tela do app Google Maps, selecionar “Sua Linha do Tempo”, depois tocar nos três pontos e ir em “Configurações e privacidade” para ativar o recurso Histórico de localização. Assim, as informações serão armazenadas no aparelho do usuário.
Essa mudança visa proporcionar um ambiente mais seguro e proteger a privacidade dos usuários do Google Maps.