Descubra o robô que utiliza a linguagem do ChatGPT para se comunicar com pessoas
A Figure AI, em parceria com a OpenAI, desenvolveu o robô humanoide Figure 1, que se destaca por sua semelhança com seres humanos em termos de estrutura e movimentos. Além de reproduzir características físicas, como pernas, braços, mãos e cabeça, o robô agora conta com um “cérebro” comandado pelo sistema GPT, que permite a coleta de dados visuais das câmeras e a análise da fala dos interlocutores.
Essa integração com o modelo de linguagem da OpenAI possibilita que o Figure 1 processe os dados usando inteligência artificial (IA) e gere respostas inteligentes, acionando as habilidades motoras necessárias para a interação. A máquina possui a capacidade de aprender os movimentos por conta própria, sendo capaz de manipular e pegar objetos com precisão.
O robô despertou o interesse de empresas de tecnologia, como Amazon, Microsoft e Nvidia, que investiram mais de US$ 675 milhões na Figure AI. A BMW também fechou um contrato com a empresa para equipar uma de suas fábricas nos EUA com unidades do Figure 1.
Um vídeo divulgado pela Figure AI mostrou algumas das habilidades do robô em ação, impressionando com sua reprodução ágil e natural de padrões de comportamento humano. O Figure 1 consegue interagir com pessoas e objetos, demonstrando compreensão da motivação por trás de suas ações.
Apesar de não terem sido fornecidos detalhes técnicos sobre a máquina, o vídeo promocional evidencia a capacidade do robô de descrever o ambiente ao seu redor e executar comandos solicitados pelos interlocutores. No vídeo, o robô entrega uma maçã e explica que foi a escolha por se tratar do único item comestível disponível.
O Figure 1 representa um avanço significativo na interação entre máquinas e seres humanos, promovendo novas possibilidades na assistência em tarefas domésticas e profissionais.