Confira o pioneiro celular do mundo e seu funcionamento inovador
Há exatamente 40 anos, o primeiro telefone celular portátil chegou ao mercado, causando uma revolução na área da telefonia. O DynaTAC 8000x da Motorola foi aprovado pela Federal Communications Commission (FCC) em setembro de 1983, mas só começou a ser comercializado em 3 de abril de 1984. Apelidado de “telefone tijolo”, o DynaTAC 8000x tinha um design enorme para os padrões atuais, com 25 cm de comprimento, 33 cm de altura e 1,15 kg de peso.
Apesar de seu tamanho e peso, o DynaTAC 8000x foi o único celular portátil disponível na época. Antes dele, o sistema de comunicação predominante além do telefone fixo doméstico eram os telefones para automóveis, também lançados pela Motorola em 1946. No entanto, o primeiro celular do mundo não era barato e custava cerca de US$ 3.995 em 1984, equivalente a cerca de R$ 58.000 em conversão direta nos dias de hoje.
O DynaTAC 8000x, abreviação de Dynamic Adaptive Total Area Coverage, foi uma ideia dos engenheiros da Motorola Martin Cooper e Rudy Krolopp. Após 15 anos de desenvolvimento, o DynaTAC 8000x se tornou o primeiro telefone celular portátil aprovado pelo FCC para comercialização. O modelo oferecia 30 minutos de autonomia de bateria e levava cerca de dez horas para carregar completamente. Ele também tinha capacidade de armazenar até dez contatos diferentes.
A primeira ligação com um DynaTAC 8000x foi feita em 3 de abril de 1973 por Martin Cooper, enquanto caminhava pela Sixth Avenue, em Nova York. A ligação foi uma demonstração do novo celular portátil para jornalistas, e Cooper ligou para o escritório de seu rival, Joel Engel, chefe de pesquisa do Bell Labs. Martin Cooper revelou para Engel que a ligação estava sendo feita por um celular portátil, provocando-o. Ele admitiu que não sabia que aquele momento se tornaria histórico e daria início a uma revolução na tecnologia mundial.
Assim, o DynaTAC 8000x foi o marco inicial dos celulares portáteis e abriu caminho para o desenvolvimento e aprimoramento dos dispositivos móveis ao longo dos anos.